Muita gente sofre com a pele oleosa. Mesmo em dias frios a conhecida zona T do rosto teima em ficar brilhosa e melequenta, dando aquele aspecto de sujeira. Além de “derreter” a maquiagem, pode levar à acne. E aí, tchau, tchau pele de pêssego…

Depois de consultar alguns dermatologistas pude observar erros comuns que a gente comete tentando dar conta da oleosidade…vamos aprender o jeito certo?

  • Preciso usar hidratante no rosto?
Sim. Pois a oleosidade não hidrata as camadas mais profundas da pele e é comum ter outras partes do rosto secas (bochechas e pescoço) que precisam de hidratação. Opte por produtos em gel, serum ou flúidos e sem óleo, de preferência com ação matificante (fórmulas que levam ácido salicílico, lático e glicólico).
  • Qual o melhor demaquilante?
Aquele que não possui álcool, ou óleo na sua composição.
  • É preciso lavar o rosto constantemente?
Esse é o erro mais comum. Não se deve lavar o rosto com muita frequência (2 vezes ao dia é suficiente) pois isso estimula as células a produzir mais sebo (efeito rebote). Dê preferência a sabonetes líquidos, (agridem menos a pele) e lave com água fria.
  • Devo usar filtro solar no rosto?
Sim. A proteção conta os raios UVA e UVB é fundamental. Não use o mesmo protetor para o corpo no rosto.Ele é pesado e muito oleoso, só vai piorar a situação. Existem várias formulações oil-free e em gel para o rosto, é só escolher.
  • Esfoliar o rosto melhora?
Sim. Desde que feita com moderação. Não adianta encarnar a psicopata da oleosidade e esfoliar o rosto todo dia pois vai desencadear o efeito rebote e ainda piorar o processo! 2 ou 3 vezes na semana é o ideal.
  • Posso usar maquiagem?
Sim. Mas evite aquelas que são muito cremosas. Use e abuse dos produtos oil-free ou em pó, próprios para pele oleosa.
  • A alimentação influencia?
Sim. Passe longe dos alimentos gordurosos ou muito doces. Aquele pastelzinho e o chocolate vão estimular as glândulas da pele a produzir mais óleo. Melhor apostar nos alimentos ricos em fibras. E beba muito líquido.

Produtos testados e recomendados

Creme esfoliante, Avon
Gel de limpeza, Avon
-Máscara de argila, Avon
-Gel de limpeza Renew, Avon
Máscara de pepino, Avon
-Gel hidratante de pepino, Avon

Aprendeu? Fácil, fácil…